Livros para Web designer

Estava lendo um artigo sobre os 5 melhores livros que cada design precisa, e achei a proposta bem interessante, e o conteúdo bem abrangente, e isso me fez pensar sobre o que a Web brasileira tem de bom em literatura sobre Webdesign, e resolvi tentar montar um os cinco melhores livros de Webdesign que já li. (claro que por ser uma opinião minha pode ser que falte algum, mas os comentários estão ai pra isso, postem lá se acharam algum melhor ou mesmo não gostaram de nenhum).


Não Me faça pensar


Steve Krug


É difícil imaginar alguém trabalhando em projeto Web que não tenha lido o "clássico instantâneo" de Steve Krug sobre usabilidade na Web; contudo, as pessoas ainda o estão descobrindo todos os dias. Não fique surpreso se ele mudar completamente a forma pela qual você pensa em projeto para Web.


Alguns livros abrirão sua mente. Não me Faça Pensar! vai mais longe: ele abrirá a mente (e a carteira) do seu chefe para investir em usabilidade na Web. Ele faz isso rápida e gentilmente, além de com humor. Então, compre um exemplar para o seu chefe. Melhor ainda, aproveite o desconto em volume e o encomende para todos que estiverem envolvidos de alguma forma com o website da sua empresa. - Lou Rosenfeld, co-autor de Information Architecture for the World Wide Web.



O Design do Dia a Dia


Donald A. Norman


Por que alguns produtos satisfazem os consumidores, enquanto outros os deixam completamente frustrados? Em O design do dia-a-dia, o especialista em usabilidade Donald A. Norman analisa profundamente essa questão, mostrando que a dificuldade em manipular certos produtos e entender seu funcionamento não é causada pela incapacidade do usuário, mas sim por uma falha no design do que foi fabricado. Para o autor, design é mais do que dar uma bela aparência a alguma coisa: é um ato de comunicação, que transmite a essência da operação do objeto e implica o conhecimento do público para o qual ele foi criado.


Segundo o autor, um bom design reúne prazer estético, arte e criatividade, sem deixar de ser fácil de operar e de usar. As dicas, análises e considerações reunidas em O design do dia-a-dia tornam sua leitura interessante não só para quem trabalha com a fabricação de produtos, mas para todos nós, que diariamente temos que lidar com as engenhocas criadas por nossos semelhantes.


Viver de Design


Gilberto Strunck,


Um dos mais conhecidos e bem-sucedidos designers brasileiros, mostra passo a passo como se estabelecer profissionalmente na carreira de designer: a busca e a relação com os clientes, o cálculo dos custos e do orçamento, precificação, criação de cooperativas e escritórios de design, obrigações fiscais, contratação de terceiros, briefing e administração de projetos, direitos autorais, autopromoção, contratos etc.
Numa linguagem leve e clara, o livro vai mostrando ao leitor o pulo do gato para o exercício do design com profissionalismo e eficiência, sem perder de vista que se trata de uma atividade de criação.


Princípios do Web Design Maravilhoso


Jaison Beaird


Esse livro é maravilhoso, tenho ate uma versão eu foi disponibilizada em Inglês em PDF, o Livro aborda aquele tema de produzir web sites que funcionam perfeitamente, mas com um visual não muito atraente? Então Princípios do Weg Design Maravilhoso é tudo de que você precisa. Um guia simples, de fácil assimilação, ilustrado com exemplos ricamente coloridos, este livro o conduz através de todo o processo de criação de belos designs, do início ao fim. Bons princípios de design não são um desafio mental, e o uso das informações contidas neste livro irá ajudá-lo a criar web sites extraordinários.


Design do Designer


Lígia Fascioni


O design aparece na vida de todo mundo como sinônimo de estilo, bom gosto, e até mesmo de coisas caras. Mas será que isso é mesmo verdade? O que, afinal de contas é esse tal de design? Para fazer design tem que ter diploma? Um publicitário pode desenhar uma marca? O que o marketing tem a ver com isso tudo?
A publicitária comenta: “Há cerca de dois anos tenho discutido esses e outros assuntos na minha coluna semanal no site www.acontecendoaqui.com.br, especializado em comunicação e marketing. Este livro apresenta as melhores colunas e está dividido em três partes: O designer, que fala da profissão; O design, que fala da presença deste conceito no nosso dia-a-dia; e Etc, que trata de assuntos variados”.
Com uma linguagem coloquial, porém, sem "achismos", a idéia é transformar a percepção das pessoas aguçando-as e tornando-as mais críticas.
Indicado não só para quem é da área, mas também para interessados em geral e curiosos em particular.


Não farei aqui link a nenhum site de vendas (para não ficar comercial demais), mas todos eles podem ser encontrados em sites de venda como o Submarino, o mercado livre, Jacotei, Buscapé, Siciliano, Amazon. Todos a preços mais em conta que os das livrarias com a vantagem da entrega em casa.


Comente a lista


Concordam, discordam!?!.


Para finalizar um video muito interessante com opiniões diferentes da minha com otimos livros tambem. Farei um esforço pra ler a indicação dela



Ate mais Gente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mestres do universo: Salvando Eternia, Minha opinião

Criando Broche no Photoshop