Restaurando uma foto antiga no Photoshop

O que irei demostrar a seguir, não deve ser encarado como única forma de restaurar, pois existem diversas outros meios dentro do photoshop que auxiliam este processo, eles separadamente podem não fornecer o resultado desejado. Experimente utilizá-los de forma integrada. Outros métodos poderei descrever mais futuramente, enquanto isto não acontece, não custa nada pesquisar no Google.

Tendo isto em mente, vamos começar…

Irei utilizar aqui, o Photoshop CS3, em inglês, plataforma PC

Quando você for escanear a sua foto, a primeira coisa importante a ser feita, é escaneá-la em altíssima resolução, acima dos 600dpis, para facilitar no momento da edição e que você possa ver os detalhes de forma bem nítida.

Foto utilizada no tutorial:

image

Vamos analisar o que precisa ser feito nela:

  1. Ela possui muitas manchar por toda a foto;
  2. No lado direito, existe uma faixa (provavelmente provocada por Durex) tampando o chapéu do menino e parte da cabeça;
  3. A roupa dos dois garotos estão manchadas.

Veja os detalhes:

image

Ferramentas que iremos utilizar:

image

Vamos começar então. Abra o arquivo, e crie uma nova camada em branco. (Esta layer ficará todas as alterações de correções, não alterando a foto original)

image

Com a camada em branco selecionada, clique o S para ativar a ferramenta “Clone Stamp”, ou carimbo em português. Na parte superior, selecione a opção “All Layers”, conforme figura abaixo, para que o carimbo use a camada inferior como base.

image

Agora precionando o botão Alt, o mouse irá se transofmar em um círculo com uma cruz no meio, dê um clique em um local que esteja relativamente limpo, conforme figura:

image

Desta forma, a ferramenta irá copiar este ponto de visão.

Agora, onde você clicar, ele irá colar o ponto que você selecionou apertando o Alt. Agora basta você ir pintando as áreas que estão com manchas prentas, basta um clique em cima do ponto preto que ele irá sumir, veja sequência:

image

Use esta ferramenta para áreas onde não exista uma grande variação de luz, tons e texturas. Pois como ele copia a área desejada, todas as características do local serão transpassados para a nova área. Esta ferramenta (carimbo) também deve ser utilizada caso a foto esteja com pedaços rasgados.

Veja, utilizando a mesma ferramente para apagar a faixa preta na janela.

image

Depois de alguns cliques temos:

image

Observe na foto anterior, que eu ainda não retirei a parte preta que está sobre a camisa do homem e não refiz ainda o chapéu do garoto. Irei focar isto mais para frente.

Vamos agora alterar de ferramenta, precione a tecla J para ativar a ferramenta Healing Brush, ou vulgarmente conhecido como Band-aid, pois sua principal uso é na correçao de imperfeições. Ao precionar o J, na parte superior, selecione também a opção “All Layer”.

Configure o tamanho do Brush da melhor forma, é interessante sempre deixar ele com pouco hardness. Veja a configuração que utilizei:

image

A utilização desta ferramenta é semelhante à anterior, o carimbo. Com a telca Alt precionada você seleciona o local que irá usar como base. Esta ferramenta faz uma mesclagem entre a imagem base com a imagem que você vai substituir, preservando detalhes e texturas. Veja no exemplo abaixo, onde eu apaguei as manchas da foto utilizando esta ferramenta:

image

image

Se lembram do braço da mulher que estava com alguns riscos pretos? (no detalhe no começo deste post). Então, utilizando agora as duas ferramentas em conjunto, temos este resultado:

image

Bom, agora vamos arrumar o chapéu, e para isto vamos utilizar outra ferramenta e outra técnica. Selecione a layer da foto original, ou seja, a primeira layer.

image
Com o “Retangular Marquee” selecionado, selecione a parte oposta do chapéu, conforme imagem:

image

Pressione “Crtl + J” para duplicar a Layer da foto. E depois “Crtl + [” para que esta layer seja enviada para a primeira posição. Suas camadas ficaram conforme imagem abaixo:

image

Agora vamos “Refletir” a aba do chapéu. Vá em “Edit -> Transform -> Flip Horizontal”.

image

Agora, é só colocar a aba do chapéu no lugar e refilar (apagar as sobras que não combinam com a posição invertida), para isto utilize a ferramenta Borracha (E). Veja montagem:

image

Bom, agora é com você. Vá utilizando estas dicas e ferramentas em toda a sua foto, e obterá um bom resultado. Veja como ficou a foto que trabalhei aqui depois de alguns cliques:

image

Bom, é isto aí. Comente e Paz e prosperidade pra todos

Comentários

Anônimo disse…
http://markonzo.edu Good crew it's cool :) ashley furniture price [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture price[/url], adpiipx, allegiant air verdict [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air verdict[/url], hmybg, pressure washers info [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers info[/url], oqhcvy, dishnetwork blog [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork blog[/url], aqyjhh, adt security preview [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security preview[/url], 7702,
Anônimo disse…
http://lumerkoz.edu Do not panik! http://www.lovespeaks.org/profiles/blogs/buy-zyrtec replied http://soundcloud.com/lasixs unification http://rc8forum.com/members/Buy-Zanaflex.aspx crate kirby http://www.comicspace.com/avandia/ buyboard sikh http://rc8forum.com/members/Buy-Seroquel.aspx sneeze practise

Postagens mais visitadas deste blog

Criando Broche no Photoshop

Mestres do universo: Salvando Eternia, Minha opinião