Novo ciclo - Iniciando Curso sobre CSS


Atendendo a um pedido distante de alguns alunos, começo hoje a fazer tutoriais sobre CSS (Cascading Style Sheets – Folha de Estilo em Cascata). Muita gente tem pouco conhecimento do que é ou como funciona um CSS.
Então antes de postar qualquer coisa é melhor começar explicando o que é CSS, e porque sua importância para a Web em geral.
Imagine a seguinte situação.
Você desenvolveu um site com mais de 40 paginas em HTML, e numa sexta feira as 17:00 seu cliente liga e diz. Seguinte: ... “temos que mudar o Layout dos Títulos que você usou de Azul para Vermelho”. Ai você pensa: “Cara são mais de 90 Títulos que tenho que mudar a cor”.
Ele ainda fala: “É rápido não é? É só mudar a cor mesmo!!!”.
Lá se vai seu final de semana. Mudando a Tag H1.
Que esta formatada dessa maneira

<h1><font color="#00FF00">Título</font></h1>

Agora simplifique isso, imagine que você só teve que digitar a tag H1 e linkou o documento a um arquivo, com as informações das cores e nesse documento você digita a cor que quer dessa maneira

H1 { color:Blue }/* esta é a cor que estava* /
Ai você muda pra
H1 {color:Red } /* esta é a cor que vai ser mudada*/

E está resolvido o problema todas as Tags H1 Mudam pra cor vermelha.
Basicamente isso é o principio de CSS, sendo mais técnico:

Uma folha de estilos é um conjunto de regras que informa a um programa, responsável pela formatação de um documento, como organizar a página, como posicionar e expor o texto e, dependendo de onde é aplicado, como organizar uma coleção de documentos.

Pra que serve então CSS?

• Separar apresentação da estrutura,
• Controle absoluto da aparência da página,
• Páginas mais leves,
• Manutenção de um grande site,
• Controlar layout de vários documentos a partir de um arquivo,
• Aplicação de vários layouts para varias mídias (tela, impressão, etc).

Quem Criou isso? E Por quê?

Bem vamos a um resumo Rápido, Antes na esquecível década de 90, existia somente o HTML e as empresas viram que isso era um problema. Os designers precisavam suprir a carência do código, e empresas fabricantes de navegadores (leia-se Microsoft e Netscape), inventaram novas tags, como a font e outras tags começassem a ser usadas para outros fins como a tag Table que começou a ser usada em layout de sites e não so na estrutura de documentos e surgiu novas tags (como a Tag blink) que so funcionavam em navegadores especificos.
Com isso a W3C, criou a CSS, e o colocou a disposição de webdesigners novos meios de projetar layouts, e assim facilitar a manutenção da pagina.

Bem vamos ficando por aqui.
Pra inicio vamos só explicar o CSS.
Essa serie que começamos vamos tentar mostrar como esse código pode facilitar seu layout, caso tenham alguma duvida postem nos comentários que ajudara a desenvolver o projeto.
Fiquem em Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criando Broche no Photoshop

Mestres do universo: Salvando Eternia, Minha opinião